cagando sangue oq pode ser

O seu intestino funciona normalmente? Ou você tem percebido alguma mudança nos últimos tempos? Já percebeu a presença de sangue nas fezes? Nesse caso, é importante procurar um médico para avaliar se esse sangue é sinal de hemorroida, fissura anal ou até uma doença mais grave, como o câncer colorretal, como explicaram os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Averbach.É preciso avaliar ainda se o paciente sente dor ao ir ao banheiro, se o sangue pinga no vaso ou molha o papel. Se a resposta for positiva, pode ser que seja hemorroida ou fissura anal; mas se a resposta for negativa, pode ser um sinal de câncer ou outro tipo de doença mais importante.

A tonalidade e a cor do sangue, que pode variar de vermelho mais claro até quase preto, pode também ser um indicativo. Quando o problema acontece em uma parte mais alta do corpo, como uma úlcera, por exemplo, o sangue fica mais escuro, é digerido e sai junto com as fezes; mas se o sangue está na parte final do intestino, como no caso de câncer ou fissura anal, ele pode vir mais claro porque não foi digerido.

cagando sangue oq sera

Existem casos em que o sangue fica escondido no meio das fezes e o paciente pode não perceber – por isso, a recomendação do Instituto Nacional do Câncer é que pacientes sem fatores de risco e com mais de 50 anos façam anualmente o exame de sangue oculto nas fezes e, caso seja detectado, os médicos pedem a colonoscopia para ver o intestino por dentro.

Dessa maneira, é possível fazer o diagnóstico precoce da doença. Pessoas com idade avançada, casos de câncer na família ou síndromes hereditárias de intestino devem se preocupar um pouco mais já que o risco é maior.

Além da ingestão de água, para o intestino funcionar melhor, é importante ainda consumir alimentos ricos em fibras e também usar um apoio, como um banquinho, na hora de sentar no vaso, como explicou o cirurgião Fábio Atui. Se nada disso funcionar e o intestino continuar preso, é preciso procurar a ajuda de um médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *